Laboratórios Colaboradores

SISFÓTON/UFMS – Laboratório de Óptica e Fotônica – Unidade Setorial: Instituto de Física (INFI)

É um laboratório de excelência, que integram o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton-MCTI). O SISFÓTON/UFMS tem o compromisso de contribuir para alavancar a industrialização e o desenvolvimento de processos inovadores na área de biofotônica associada a inteligência artificial.  O laboratório possui infraestrutura para preparo de amostras gerais, estocagem e caracterização em diversas técnicas espectroscópicas (absorção UV-vis, fluorescência no estado estacionário, fluorescência resolvida no tempo, FTIR, LIBS, Raman, etc.). Possui também infraestrutura para análises de amostras biológicas (área de Biofotônica) e infraestrutura para crescimento de plantas e microrganismos, manipulação de amostras biológicas, armazenamento de amostras e ensaios de fotoinativação, sistema de imagem de fluorescência da clorofila A, etc.  Ademais, o lab.  conta com uma infraestrutura suplementar para preparo de materiais (pó ou filme fino) em geral, fornos de tratamento térmico em atmosfera controlada (redutora ou oxidante), caracterização estrutural por microscópios de alta resolução (MEV e AFM), e fontes de luz (simulador solar, fontes de UV e LEDs) para aplicações fotoquímicas e fotoeletroquímicas e impressora 3D.


LNNA – Laboratório de Tecnologias Avançadas em Energia e Sustentabilidade –  – Unidade Setorial: Instituto de Física (INFI)

O LNNA tem foco no estudo e geração de novos dispositivos e tecnologias envolvendo nanomateriais voltadas ao desenvolvimento de novos materiais nanoestruturados, materiais semicondutores nanoestruturados, crescimento de materiais nanoestruturados bidimensionais e materiais magnéticos aplicados em hipertermia.


LabRMN – Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear – Unidade Setorial: Instituto de Química (INQUI)

Equipe com experiência na área de RMN, com destaque no estudo das técnicas de RMN, aquisição de experimentos de amostras em solução e heterogêneas (HR-MAS) e RMN multinuclear, atuando nas áreas de Quimiometria e metabolômica.


LabDIP – Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias – Unidade Setorial: Faculdade de Medicina (FAMED)

O LabDIP, vinculado à Faculdade de Medicina da UFMS, é reconhecido pela excelência em testes diagnósticos avançados, pesquisa aplicada e compromisso com o SUS. Sua equipe de especialistas promove avanços científicos significativos, focando em soluções inovadoras para saúde pública. Com atuação local, nacional e internacional, o LabDIP se destaca em diagnósticos precisos, extensão, tradução do conhecimento, entendimento da relação parasito-hospedeiro, desenvolvimento de estratégias de diagnóstico e tratamento.


LMMB – Laboratório de Metabolismo Mineral e Biomaterial – Unidade Setorial: Faculdade de Medicina (FAMED)

O LMMB tem como objetivo desenvolver pesquisas envolvendo a quantificação de macro e microelementos em plantas medicinais utilizadas pela população sul-mato-grossense e de outras regiões do país, projetos abordando a qualidade de medicamentos, qualidade de biomateriais, plantas aquáticas, águas de rios e vegetações próximos as regiões da Fronteira entre Brasil e Paraguai.


Laqua – Laboratório de Qualidade Ambiental – Unidade Setorial: Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG)

O Laqua da UFMS realiza ensaios analíticos e testes relacionados à caracterização, tratabilidade e investigação de impactos sobre a qualidade de águas naturais superficiais e subterrâneas, tratamento de água e efluentes domésticos e industriais. Sua atuação é fundamental para a pesquisa, ensino e extensão universitária, fomentando a geração de dados para a produção científica de vários programas de pós-graduação, na troca de experiências com a comunidade e no apoio em aulas práticas.


LABCOM-MS – Laboratório de Combustíveis – Unidade Setorial: Instituto de Química (INQUI)

Laboratório de P&D em química de combustíveis e biocombustíveis, desenvolvimento de metodologia analítica e preparo de amostras.