CIBSint Expandirá com a Criação de Cinco Novos Laboratórios de Pesquisa

Postado por: Adilson Beatriz

O Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal (CIBSINT), vinculado à UFMS, passará por uma importante ampliação com a inclusão de cinco novos laboratórios de pesquisa. Esses laboratórios serão voltados ao desenvolvimento de inovações em química fina e biotecnologia, fortalecendo ainda mais as áreas de pesquisa e inovação. O processo licitatório para a construção e adaptação dessas novas instalações já está em andamento (https://fapec.org/licitacoes/). Atualmente, o CIBSINT realiza suas atividades em síntese química no Instituto de Química (INQUI), mas essa expansão permitirá um aumento significativo na capacidade de pesquisa, impulsionando novas descobertas e avanços tecnológicos.

Os novos laboratórios serão equipados com sistemas de gases inertes, além de gases como hidrogênio, GLP e ozônio, que serão utilizados em procedimentos de síntese orgânica. Entre os equipamentos a serem instalados estão reatores de fluxo contínuo, reatores pré-pilotos com capacidades de 10 e 50 litros, rotaevaporadores semi-industriais, liofilizadores, e dois laboratórios analíticos com técnicas avançadas como HPLC, CG-MS, LC-MS (a ser adquirido) e polarímetro.

Essa expansão representa uma grande conquista para o INQUI e, principalmente, para o programa de desenvolvimento de metodologias de síntese de produtos da química fina, com foco nos setores farmoquímico e agroquímico. A iniciativa é fruto do apoio da administração central da UFMS e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP-UFMS).

O CIBSint, criado com o apoio da FUNDECT (Acordo de Cooperação nº 18/2022-UFMS/FUNDECT), tem como missão realizar ciência básica e aplicada, e seus principais objetivos são:

  • Prospecção da biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul para a descoberta de novos candidatos a fármacos e agroquímicos, incluindo antibióticos, fungicidas, larvicidas, herbicidas e compostos anticâncer.
  • Desenho e síntese de novos fármacos e agroquímicos.
  • Desenvolvimento de metodologias sintéticas e biotecnológicas para a produção de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs), agroquímicos, moléculas plataforma e novas entidades químicas.
  • Contribuição positiva para os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental.
  • Participação ativa no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do Brasil.

Essa expansão reforça o compromisso do CIBSint com a inovação e o progresso científico, posicionando-se como um centro de excelência no desenvolvimento de soluções para a saúde humana e animal.