Sobre o CIBSint
O Centro de Pesquisa e Inovação em Bioprospecção e Síntese de Produtos para a Saúde Humana e Animal (CIBSint) foi criado pelo Acordo de Cooperação nº 18/2022-UFMS, Processo SEI no. 23104.035273/2021-45 entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e a Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).
O CIBSint nasce aproveitando-se da infraestrutura laboratorial já existente na UFMS nas áreas de bioprospecção, desenho e síntese de moléculas para ensaios de atividades biológicas importantes. O CIBSint também conta com infraestrutura de pesquisa e inovação em química fina e biotecnologia.
O CIBSint tem como objetivos principais:
- Bioprospectar a biodiversidade do Estado de Mato Grosso do Sul na busca de novos candidatos a fármacos e agroquímicos: antibióticos, fungicidas, larvicidas, herbicidas, anticâncer etc.
- Desenhar e sintetizar novos fármacos e agroquímicos
- Desenvolver metodologias sintéticas e biotecnológicas para produção de Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs) e agroquímicos, bem como de moléculas plataforma e novas entidades químicas.
- Impactar positivamente os três pilares da sustentabilidade: social, econômico e ambiental
- Ser referência nacional/internacional no desenvolvimento científico, tecnológico e econômico no Brasil
O centro de pesquisa está focado em duas áreas principais: bioprospecção e síntese. Na área de bioprospecção, o CIBSint utiliza recursos naturais, como plantas e microrganismos, para identificar compostos que possam ser utilizados no desenvolvimento de novos medicamentos e agroquímicos. Na área de síntese, os pesquisadores do centro desenvolvem novos compostos a partir de síntese química, combinando moléculas para criar produtos inovadores. Para enfrentar os desafios que o País enfrenta em relação à química fina, os pesquisadores propõe novos métodos de síntese de moléculas estratégicas (IFAs e agroquímicos) utilizando a tecnologia de química em fluxo contínuo. Essa abordagem visa reduzir os impactos negativos no meio ambiente e, ao mesmo tempo, possibilitar a obtenção de melhores rendimentos e grau de pureza dentro dos padrões exigidos pela indústria do setor.
O CIBSint tem como objetivo promover a integração entre academia e indústria, visando o desenvolvimento de tecnologias que possam ser aplicadas no mercado e, ao mesmo tempo, capacitar profissionais e estudantes para atuarem em bioprospecção, biotecnologia e síntese orgânica.
De modo a cumprir seu papel na sociedade, algumas das metas a serem atingidas pelo CIBSint incluem:
- Formar recursos humanos específicos e altamente especializados para a academia e para indústrias de farmoquímicos, de agroquímicos e de biotecnologia.
- Transferir tecnologias para empresas.
- Realizar parcerias com empresas privadas e públicas em projetos de desenvolvimento de processos e produtos.
- Realizar consultoria e fornecer suporte técnico-científico para empresas do setor de química fina.
- Tornar-se geradora de spin-off acadêmicas, bem como de startups.
- Ter a EMBRAPII como parceira em projetos de PD&I.
- Ser referência nacional em química medicinal e no setor de química fina.
- Além de desempenhar um papel extensionista relevante, com capacidade de prover formação, cultura científica e empreendedorismo na comunidade local.